Como fazer citações

Ao escrever o seu TCC ou algum outro trabalho acadêmico, você precisou mencionar um outro autor?

Seja porque ele afirma ou discorda do seu ponto de vista? Bom, então você precisa aprender a fazer citações.

Não há muito segredo em fazer citações, contudo, você deve dominar algumas técnicas para não fazer feio na hora de apresentar o seu trabalho acadêmico. Algo que você sempre deve ter na ponta da língua é o nome do autor e o ano da publicação da obra que você utilizou como embasamento.

No começo parece até monótono fazer isso, mas com tempo, você pega o jeito e o difícil será você parar de fazer isso ou de reparar se há a referência da citação.

É importante que você saiba que há diferença entre citação e paráfrase. Embora as duas precisem da referenciação do autor, a paráfrase pode ser usada para momento e apresentações mais descontraídas, ou que você se sinta mais confortável com o tema.

Afinal, se você tem um bom domínio do conteúdo que o autor discorre, é muito mais fácil você só menciona-lo e explicar a passagem com as suas palavras.

Já quando há a citação, você deve utilizar as mesmas palavras do autor, sem modifica-las, corta-las ou grifa-las sem a devida referência.

Nesses casos, a citação serve para você afirmar ou discordar de algo do ponto de vista do autor, utilizando as mesmas palavras dele para isso. Portanto, você não pode tomar partido e colocar a sua fala durante a fala do autor.

Para fazer uma citação, você pode optar pela direta ou indireta. A direta é bem simples: quando a sua citação possuir mais que três linhas (no documento Word) completas, você utiliza-a fora do corpo do seu texto, com fonte menor para destacar, e com margem de 4 cm.

Já a citação indireta, menor que três linhas, você inclui a citação no corpo do seu texto, separado por aspas. Dessa forma, o leitor saberá quando você está escrevendo no texto, e quando você está utilizando outros autores para pincelar o ponto de vista que deseja.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *