O TCC é escrito em 3º pessoa?

Você está escrevendo o seu TCC, mas não sabe que tipo de escrita irá usar? Se ele será escrito em 1º ou 3º pessoa? Nós lhes daremos os conselhos ideais.

Primeiramente, você precisa entender que tipo de escrita é a de 1º pessoa e a de 3º pessoa. Afinal, você pode utilizar tanto uma quanto a outra em seu TCC, mas isso depende de qual gênero será o seu TCC.

Normalmente, quando falamos em TCC, as pessoas sabem que é um importante trabalho acadêmico, mas muitas vezes, não sabem diferenciar os seus vários gêneros.

Vejamos, primeiro, como é a escrita em 1º pessoa. Essa escrita é muito autoral, ou seja, é o tipo de escrita que exige que o autor se posicione durante o texto.

Mas, normalmente, em uma escrita e apresentação de TCC, não é esperado que os estudantes se posicionem perante o seu conteúdo, uma vez que eles já utilizam um referencial teórico para isso.

Quando você escreve: “Eu fiz isso”; “Eu pesquisei aquilo”, fica algo muito informal, e como se fosse você mesmo quem tivesse feito e obtido as informações. Isso te torna muito notado, uma vez que você pode afirmar algo que outros autores renomados discordem.

Por isso, quando você escreve e apresenta em 3º você se excluí da pesquisa, e também não afirma nada sozinho. Pode parecer incoerente agora, mas você verá que ao escrever o seu TCC em 3º pessoa, você ficará “neutro” dentro do próprio trabalho.

Dessa forma, a banca avaliadora não pode te questionar caso você acabe afirmando algo em 3º pessoa, embora ela possa perguntar, com base em quais referências você faz tal afirmação.

Mas, como falamos do gênero, se o seu TCC for um ensaio, é perfeitamente normal que ele seja escrito em 1º pessoa, pois um ensaio exige mais autonomia do autor/apresentador.

tenho falado muito sobre como fazer tcc e dica providenciais para esse tema para fica mais por dentro e arrebentar no seu tcc ou monografia conheça:http://segredosmonografiatcc.com/ lá ,muito mais sobre esse assunto e assuntos relacionados.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *